Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VANTAGENS COMPETITIVAS

(Por Bruno Caldeira)

Num belo dia de sol, no agitadíssimo zoológico da cidade, o filhote camelinho se encontra em uma intrigante conversa com sua mãe camelo.

Filhote: Mãe por que temos patas tão grandes?

Mãe: Filho, esta é nossa vantagem competitiva dentre os outros animais. No deserto a areia é muito fofa e como nosso corpo é muito grande e pesado a pata grande é para não deixar-nos afundar na areia e, além disso, temos uma grossa camada na pata para nos proteger das altas temperaturas das areias do deserto.

Filhote: Mãe, por que temos essa corcunda tão grande nas costas?

Mãe: Essa é outra vantagem competitiva nossa. No deserto há escassez de água e alimento e nessas corcundas ficam nutrientes e líquidos para suportamos por muito tempo sem comer ou beber água.

Filhote: Mãe por temos cílios tão grandes?

Mãe: Esta é mais uma vantagem competitiva. No deserto há muitas tempestades de areia e esses cílios nos permitem caminhar em meio a muitas tempestades sem perder nosso rumo.

Derrepente o filhote fitou um olhar fixo em direção a sua mãe, indignado-se, respira bem fundo e faz a sua derradeira pergunta.

Filhote: Mãe por que a gente está no zoológico?

Impactante, não! De que adianta tanta vantagem se não podemos usufruir.
Mas eu desejo, em poucas palavras, é traçar um paralelo entre esta conversa familiar entre os camelos e a nossa vida cristã. Nós, perante o mundo, também possuímos “vantagens competitivas”, ou seja, desfrutamos de bens (graça, salvação) que eles não usufruem.
Vamos aos seguintes pontos.

1)Camelo: Patas grandes (base, estabilidade)

Cristãos: Nós temos a um Deus que é a nossa base forte, servimos a um Senhor que é a nossa rocha, nossa segurança.

Em Sl 62: 6 “Só Ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu refúgio; não serei jamais abalado. Sim, nós cristão não nos baseamos em nossas verdades ou em coisas temporais, nossa verdade e base forte é Senhor. Ao contrário do mundo que vive desestruturado e sem alicerce, no primeiro vendaval ou tempestade a tendência e vir ao chão.
Em Sl 40:2 “Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.” O Senhor é aquele tem prazer de nos tirar da lama na qual nos encontramos e nos dá uma nova chance firmada em sua presença. Firmes e inabaláveis no Senhor.

2)Camelo: Corcundas com alimento para longas caminhadas.

Cristãos: Temos o bom pastor que traz sempre a provisão quando necessário.

Em Sl 23:1 a palavra de Deus diz assim: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” É bem assim, para o verdadeiro cristão a sua suficiência está em servir a Deus. Uma vida em devoção e adoração, cumprindo os propósitos a nós incumbidos, com alegria. Assim sendo, Ele será mais que fiel em nos promover todo o sustento necessário. Não que as minhas atitudes condicionem as bênçãos, mas uma vida em adoração sem preocupação do porvir, da provisão, nos leva a dimensão da total dependência do Senhor, onde Cristo terá total liberdade em agir em nosso favor, como podemos ver Sl127:2 “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.”.

3)Camelo: cílios grandes que protegem protege a visão em grandes tempestades de areia.

Cristãos: O nosso foco está em Cristo, em coisas que não se vêem.

Em Hb 12:1-2 diz o seguinte: “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.” Nós diferentemente do mundo vivemos pelos que cremos e não pelo que vemos (pelo menos deveria ser assim). O mundo baseia seu rumo através do emprego, da estabilidade financeira, ou por aquilo que possui. A pessoa sem Cristo está toda hora se afirmado estar no rumo certo de sua vida tendo como base o seu sucesso econômico, classe social, influência política, entre outros. Mas nós que temos nossa alegria no porvir, o nosso alvo é a eternidade e o caminho que utilizamos para chegar até lá é Cristo Jesus, ou seja, não caminhamos por nossas opiniões, ou teorias, mas acreditamos que somente tendo fé no sangue purificador e redentor de Cristo poderemos chegar ao nosso destino final!

Nós, cristãos temos várias vantagens competitivas perante a esse mundo pronto a sucumbir. O que você tem feito de sua vida a partir desta verdade? Será que você está preso num zoológico (igreja, denominação, religião)?

Eis aí a oportunidade de você quebrar qualquer paradigma que te impeça de viver tudo quanto Deus tem reservado só para você. Pense nisso.

Um abração de seu Brother.

Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário